Alimentos de origem vegetal

A natureza nos oferece uma ampla gama de opções de alimentos de origem vegetal com os mais variados benefícios para a saúde, dentre os quais podemos encontrar aqueles que melhor suprem as necessidades do organismo.

Além de ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, alguns desses alimentos influem também na eficiência da dieta, por isso separamos uma lista com dicas de alimentos encontrados na natureza, e que você pode incluir na sua rotina sem peso na consciência:

Alimentos de origem vegetal

Quais os melhores alimentos de origem vegetal?

 Soja

Possui várias substâncias que podem ajudar na saúde do coração, como isoflavona, proteínas e fibras. 25g de proteína de soja são suficientes para contribuir no controle do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

Além de ajudar a controlar os sintomas da menopausa, a soja vem sendo apontada como ótima forma de prevenção de alguns tipos de câncer que são alimentados por hormônios. Seu consumo pode ser diário.

Aveia

A aveia é um dos alimentos de origem vegetal mais ricos em fibras. A beta-D-glucana é uma fibra alimentar solúvel considerada uma substância bioativa, ou seja, que auxilia na redução de absorção do colesterol ruim pelo corpo.

40 gramas de farelo de aveia (ou 60 gramas de farinha de aveia) são suficientes para fornecer a quantidade de beta-D-glucana adequada.

Além da ação benéfica com relação ao colesterol, esse cereal pode prevenir o desenvolvimento do câncer de cólon, além de ajudar o organismo de diabéticos, diminuindo a absorção de glicose.

Seu consumo também pode ser diário, e deve ser combinado com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como ingestão de água e exercícios físicos.

Hortaliças

As hortaliças estão constantemente presentes no prato do brasileiro, o que é ótimo, já que elas possuem inúmeros nutrientes funcionais, vitaminas, minerais e fibras. Contêm também duas substâncias peculiares, a luteína e a zeaxantina, que agem de forma antioxidante no organismo.

A luteína e a zeaxantina protegem as células dos radicais livres. A primeira pode ser encontrada em vários vegetais de folha escura, como o espinafre, por exemplo. A segunda está presente principalmente em alimentos de coloração amarela, como o milho e o pimentão amarelo, por exemplo.

São substâncias conhecidas por proteger a visão de possíveis cânceres, reduzem também o desenvolvimento de catarata e a degeneração macular.

Frutas

Dentre os alimentos de origem vegetal, as frutas são sempre muito citadas por médicos e nutricionistas. Isso por que elas são fontes importantes e naturais de vitaminas, minerais e fibras.

As frutas são capazes de garantir o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente com relação ao sistema digestivo (estômago e intestino), e ainda ajudam nosso metabolismo a continuar sempre ativo entre as principais refeições.

Alimentos antioxidantes

Como já foi dito no tópico sobre hortaliças, alimentos que possuem substâncias antioxidantes lutam contra a ação dos radicais livres – principais causadores de doenças e do envelhecimento precoce das células do corpo.

São eles o tomate, o brócolis, o espinafre, folhas verdes escuras, berinjela, goiaba e legumes num geral. Seu consumo deve ser diário para que o efeito antioxidante seja constante.

Termogênicos

Termogênicos são conhecidos como os alimentos que te ajudam a perder peso sem que você precise passar fome. Isso acontece porque esse tipo de alimento possui substâncias que aumentam a frequência cardíaca, ou seja, mantêm nosso corpo acelerado.

Nosso corpo esta constantemente produzindo energia para desempenhar de forma correta as funções do organismo. Os termogênicos surgem como uma forma de potencializar essa produção de energia. São eles:

  • Pimenta
  • Pimentão
  • Chá verde
  • Canela
  • Gengibre
  • Cravo-da-índia
  • Chá de hibisco
  • Alimentos com ômega 3
  •  Chá mate
  • Água gelada

Alimentos de origem vegetal costumam ser acessíveis e promovem incontáveis benefícios para o corpo humano, por isso, se você quer emagrecer, ou se almeja apenas ter uma vida longa e saudável, é necessário saber incluí-los na rotina alimentar de forma funcional e duradoura.

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