Alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras são essenciais para o bom funcionamento do trato digestivo.

As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal e de fácil acesso, sendo encontrados em todos os mercados e quitandas, portanto não há desculpas para não consumi-los.

Além de combater a prisão de ventre, esses alimentos ajudam a diminuir a absorção de açúcares e gorduras pelo organismo, auxiliando no combate ao colesterol alto e à diabetes.

Mas cuidado! O consumo de fibras deve sempre estar acompanhado ao consumo de líquidos ou outros alimentos que sejam ricos em água. Quando as fibras chegam no intestino precisam de água para garantir o bom funcionamento do mesmo. Só dessa forma você usufruirá dos benefícios.

O corpo humano precisa de uma ingestão diária de fibras que deve ser entre 20 e 40 gramas por dia. Uma boa dica para consumir fibras de forma natural é ingerir alimentos de forma mais natural possível, sejam crus ou pouco elaborados, pois possuem maior quantidade de fibras se comparados aos alimentos cozidos.

Confira agora alguns desses alimentos que são ricos em fibras e muito fáceis de encontrar:

Alimentos ricos em fibras

7 alimentos ricos em fibras para incluir no seu cardápio já

1- Grãos

Alguns dos mais ricos: Ervilha (cerca de 8 gramas de fibras a cada xícara); grão-de-bico (8 gramas de fibras a cada meia xícara); lentilha (15,5 gramas a cada xícara).

2- Feijão (15 gramas de fibras a cada xícara)

O feijão possui 15 gramas de proteínas além do alto teor de flavonoides (antioxidantes que ajudam no combate ao envelhecimento precoce das células). Evite adicionar bacon, calabresa e caldos prontos (que são ricos em sódio)

3- Cereais integrais

Aveia em flocos (9 gramas de fibras a cada 100 gramas de aveia); linhaça (34 gramas a cada 100 gramas de linhaça); Chia (6 gramas a cada colher de sopa de chia). Esses são apenas alguns exemplos que podem ser inclusos no seu café da manhã, em sucos, leite ou iogurtes.

4- Frutas

Uma dica importante é sempre consumir as frutas com a casca, pois é nela que se concentra maior parte das fibras. Frutas como maçã (5 gramas de fibras), abacate (10 gramas de fibras), pêra (6 gramas de fibras) e goiaba (10 gramas) são ótimas opções.

5- Brócolis (5 gramas de fibras por xícara de brócolis cozido)

Pode ser incluso no preparo de outros alimentos, como arroz, carnes e outros vegetais. Também é rico em ferro e ótimo para quem faz exercícios físicos.

6- Batata Doce (5 gramas de fibras em uma unidade)

A batata doce é um carboidrato complexo e por isso mantém a saciedade por mais tempo. É fonte de vitaminas A, C e E, além de ser fonte de ferro.

7- Soja (2,5 gramas a cada 40 gramas de soja)

A soja é conhecida por ser um alimento rico em proteína vegetal. Muito consumida por frequentadores de academias, é popular também entre as mulheres, já que possui isoflavona (substância que atenua os efeitos da menopausa).

A principal função das fibras é manter o sistema digestivo em equilíbrio, garantindo o bom funcionamento do intestino, além de manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, alimentos ricos em fibras ajudam a dificultar a absorção de açúcar e gordura pelo organismo, ajudando no controle do peso e dos níveis de colesterol.

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