Benefícios da chia

Sementes de chia são colhidas a partir da planta Salvia hispanica, um membro da família de hortelã que parece ter se originado na América Central. As sementes são pequenas, cerca de um milímetro de diâmetro, e eles variam de marrom ao cinza na cor. Sementes de chia eram um componente comum das dietas dos antigos astecas.

A maioria das sementes de chia vendidas nas lojas vem da salvia hispanica, mas as raízes de uma outra variedade, Salvia columbariae, foram usadas como remédio pelos nativos americanos que viviam no sudoeste dos Estados Unidos.

Uma terceira relação é chamada Salviamilitorrhiza, ou danshen. As raízes dessa variedade particular da sálvia são usados na medicina chinesa.

Benefícios da chia

Benefícios da chia e sua relação com a saúde

Sementes de Chia são promovidas como um auxílio na perda de peso e são capazes de reduzir o risco de doença cardiovascular, provavelmente por causa da fibra e omega-3 teor de ácidos gordos.

Mas, até agora, não tem havido muita investigação clínica (estudos envolvendo pessoas) disponíveis desde a maioria das pesquisas tem sido feito em animais.

Um estudo clínico pequeno de 2007 descobriu alguma redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes. Mas outro estudo, publicado em 2009, descobriu que nem sementes de chia nem um placebo resultou em qualquer perda de peso ou alterações em fatores de risco cardiovascular nos participantes do estudo com excesso de peso.

Se sementes de chia não tem quaisquer benefícios especiais para a saúde, é provavelmente devido ao alto teor de fibras que podem retardar a absorção de açúcares através das paredes intestinais e no sangue, ou pelo menos que o que os autores do estudo de 2007 concluiu. Naturalmente, este é também o caso como qualquer tipo de grão inteiro.

 Informação Nutricional para sementes de Chia

Além de seu alto teor de fibras, sementes de chia são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, além de algumas vitaminas e minerais. Aqui estão os destaques de nutrição para 1 onça de sementes de chia:

  • Calorias – 138
  • Fibra – 9,8 gramas
  • Gordura total – 8,71 gramas
  • Omega-3 ácidos graxos (ácido linolênico Alpha) – 5,1 gramas
  • Monoinsaturados Ácidos Graxos – 0,66 gramas
  • Saturada Ácidos Graxos – 0,94 gramas
  • Cálcio – 179 miligramas
  • Magnésio – 95 miligramas
  • Ferro – 2,19 miligramas
  • Zinco – 1,30 miligramas
  • Niacina – 2,5 miligramas
  • Folato – 14 microgramas
  • Vitamina A – 15 Unidades Internacionais

Sementes de chia pode ser parte de uma dieta saudável, mas não há provas suficientes para usá-las para tratar ou prevenir qualquer problema de saúde. Se esse é o seu objetivo, não se esqueça de falar com seu médico antes de tomar sementes de chia ou qualquer suplemento nutricional. Você pode comprar sementes inteiras de chia e adicioná-las a sopas, saladas, e bebidas. Farinha de chia pode ser utilizada como um substituto da farinha de trigo. Você também pode encontrar chia em suplementos dietéticos.

Referência: http://nutrition.about.com/od/grainsandcereals/a/Chia-Seeds.htm

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