Café da manhã saudável para emagrecer

Um café da manhã saudável é fundamental, não só para quem deseja mais qualidade de vida, como também para quem quer emagrecer.

Além disso, pular o café da manhã, ao contrário do que muita gente pensa, pode até engordar!

A primeira refeição é essencial, pois fornece a energia que o corpo precisa para se manter forte ao longo do dia.

O organismo de uma pessoa que permanece em jejum se sente obrigado a economizar energia. Por outro lado, a gordura que temos acumulada é um combustível que leva a produção dessa energia.

Por conta disso se tem a ideia de que ficar sem comer emagrece, mas o problema fica no efeito rebote dessa atitude.

Se o corpo perceber que precisa economizar combustível para evitar uma futura falta de energia, toda vez que você se alimentar, seu corpo não eliminará as calorias ingeridas, pelo contrário, armazenará na forma de gordura.

Para um café da manhã saudável é primordial o consumo de fibras que podem ser encontradas em cereais, pães e frutas. Essas fibras, além de manter a sensação de saciedade, garantem um metabolismo acelerado.

Além disso, quem se alimenta corretamente de manhã não tem picos de fome ao longo do dia, o que evita a famosa compulsão por comida (quando a vontade de comer se torna quase incontrolável).

Além disso, quem passa a manhã inteira em jejum tende a colocar mais comida no prato nas outras refeições, além dos indevidos beliscos ao longo do dia.

Confira agora algumas opções para tornar o seu café da manhã mais saudável

Café da manhã saudável

Como montar seu café da manhã saudável

1- Pão integral

O pão sempre fez parte do café da manhã do brasileiro. Cortar o pão pode ser praticamente impensável para grande parte das pessoas. Nesse caso, a melhor opção com certeza é trocar o pão branco pela versão integral.

O pão integral é rico em fibras, selênio e magnésio. Tais nutrientes são capazes de manter a saciedade por mais tempo e fornecer energia para começar o dia da forma correta.

2- Frutas

Iogurtes ou bolos com sabor de frutas, contêm substâncias químicas, corantes, conservantes, além de muito açúcar. Nesse caso, ao invés de consumir alimentos com sabor artificial, a melhor pedida é adicionar as próprias frutas no cardápio matutino.

Frutas são nutritivas, saborosas e possuem menos calorias nocivas à saúde. As melhores frutas para o desjejum podem ser mamão, melancia, melão, banana, abacate, entre outras frutas substanciosas.

3- Leite desnatado

Assim como com o pão, o leite é tradicional do café da manhã do brasileiro. Nesse caso, trocar o leite integral pela versão desnatada só traz benefícios para quem quer emagrecer de forma saudável.

O leite desnatado tem quase a mesma quantia de nutrientes (inclusive cálcio) e, por outro lado, muito menos gordura.

4- Cereal matinal integral

O famoso cereal feito a base de milho é rico em açúcar, corantes, aromatizantes e outras substâncias que não fazem nada bem para a saúde.

Hoje em dia é mais fácil encontrar cereais integrais, ricos em fibras e livres de tantas químicas.

Importante: mesmo sendo uma versão integral, tanto o pão quanto o cereal pode engordar se consumidos em excesso. Para o café da manhã saudável ideal é bom manter o equilíbrio desses carboidratos e não cometer nenhum excesso.

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