Caminhada emagrece?

Caminhada emagrece? Confira aqui todos os benefícios dessa prática.

Quem esta na luta para emagrecer sabe que, para obter os resultados que procura, e para que esses sejam definitivos, é preciso muita disciplina e dedicação. Apesar da força de vontade, muitas pessoas ainda evitam a academia, seja pela falta de tempo, seja pela falta de dinheiro, ou ainda por simplesmente não achar que o ambiente seja agradável. Uma dica valiosa para quem se encaixa nesse grupo, é optar pelas caminhadas.

Caminhada emagrece?

Enquanto realizamos atividades corriqueiras, nosso corpo esta gastando calorias a fim de produzir a energia suficiente para desempenhar de acordo todas as suas funções. Portanto, a caminhada surge como uma forma de forçar o corpo a gastar calorias para produzir energia.

Esse é um dos efeitos mais conhecidos da caminhada: gasto de energia. Essa atividade, além de ser muito útil para emagrecer, pode ter seu efeito potencializado por quem a pratica. A quantidade de calorias que o corpo consome durante a caminhada pode ser maior ou menor, de acordo com a intensidade com que você a pratica.

Por exemplo, caminhar após o jantar auxilia na digestão, o que ajuda o corpo a perder até 2 vezes mais calorias, além de controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue. Portanto, a caminhada emagrece sim, além de ser um ótimo exercício para desestressar.

Uma dica: fazer o exercício ao ar livre queima mais calorias do que caminhar na esteira, isso porque a rua oferece certos atritos que a esteira não possui, por isso, nosso corpo precisa gastar mais energia para andar na rua do que na academia, o que nos faz gastar mais gordura.

Aumente a intensidade da caminhada para gastar mais calorias: Se você vai caminhar por cerca de meia hora, caminhe os primeiros 10 minutos de forma leve, aumente a intensidade nos 10 minutos seguintes, e tente começar a correr (trotar) nos 10 minutos finais. Você pode, preferencialmente, intercalar caminhada e corrida, assim que seu condicionamento físico estiver um pouco mais avançado.

Outro motivo que explica o por que a caminha emagrece: Essa atividade tem o poder de estimular o metabolismo do corpo, ou seja, nosso corpo consegue queimar calorias mesmo quando não estamos praticando exercício algum, e essa queima pode ser maior quando caminhamos rotineiramente.

Caminhada emagrece e diminui a vontade de comer doces

Você pode não saber, mas a caminhada te ajuda na diminuição da vontade de comer doces e outras comida calóricas. As pessoas tendem a comer alimentos nada funcionais quando estão com problemas (no trabalho ou de cunho pessoal) e acabam descontando o stress na comida. Essa reação de compensar problemas com comida é muito comum, por isso a ajuda da caminhada é tão importante.

Quando você caminha, está desviando a atenção que iria para comida, ocupando a cabeça com outra atividade e, principalmente, liberando endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer, substância essa que combate o stress de maneira eficaz, e consequentemente, diminui a compulsão por comida.

Como incluir a caminhada na sua rotina?

A caminhada emagrece contanto que faça parte do seu dia a dia. Você pode incluí-la de diversas formas: Ir à academia a pé (como forma de aquecimento), ir ao mercado a pé, à farmácia, e até mesmo ao trabalho!

A caminhada melhora a respiração, a postura e a circulação sanguínea, além de claro, ajudar a emagrecer. Portanto esse exercício só tem benefícios a oferecer, e você só tem a ganhar fazendo dele parte da sua vida.

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