Carboidratos simples: quais são?

Os hidratos de carbono podem ser um pouco confuso – por vezes, as pessoas falam de carboidratos complexos e carboidratos simples e muitas vezes se referem a eles como “carboidratos bons” ou “maus carboidratos. Mas eu não acho que é preciso dizer que todos os carboidratos simples são ruins – alguns são bons.

Deixe-me explicar um pouco sobre a bioquímica de carboidratos simples.

No que diz respeito estrutura química, hidratos de carbono simples são pequenas moléculas consistindo de um monossacarídeo ou dois monossacáridos ligadas em conjunto.

Qualquer coisa maior do que é chamado de um hidrato de carbono complexo.

Carboidratos simples

Ok, então o que é um monossacarídeo? É apenas a palavra chique para um único açúcar. A glicose é um monossacarídeo – e é um bom açúcar porque é o tipo de açúcar que seu corpo e cérebro usa como combustível a cada dia. Outros monossacarídeos incluem frutose, que é encontrado em frutos e vegetais, e a galactose, que é encontrado no leite.

Nenhum destes são ruins para você.

Os açúcares individuais podem ser combinadas para formar dissacarídeos, um termo que significa “dois açúcares.” Estes açúcares incluem:

  • A lactose (açúcar de leite) é composto de moléculas de glicose e galactose. As pessoas que são “intolerantes à lactose” não pode digerir esse açúcar corretamente.
  • A sacarose (açúcar de mesa) é composto de moléculas de glicose e frutose. É o branco em pó ou substância granular que normalmente se referem como “açúcar” quando estamos a cozinhar ou assar.
  • A maltose (açúcar de malte) é produzido durante a maltagem de cereais como a cevada.

Digerindo Carboidratos simples

Os açúcares simples são bastante fáceis de seu organismo digerir. Os açúcares que você consome a partir dos alimentos e bebidas que você mastigar e engolir trabalham seu caminho através de seu estômago e no intestino delgado.

Lá, as enzimas quebram os açúcares simples em componentes individuais que são atravessados nas paredes do intestino delgado e entra sua corrente sanguínea. Qualquer açúcar que seu corpo não utiliza para o combustível é convertido em gordura e armazenado no tecido adiposo.

Identificar carboidratos simples

Os alimentos processados que contêm carboidratos simples são geralmente ricos em calorias, e não muito nutritivo, assim você pode substituí-los por alimentos que contêm esses ingredientes:

  • Sacarose
  • Açúcar mascavo
  • Açucar crú
  • HFCS
  • Xarope de milho
  • Dextrose
  • Glicose
  • Frutose
  • Maltose
  • Malt Sugar
  • Xarope
  • Mel

Então, por que eles são chamados “carbs mau”?

Como indiquei anteriormente, eles não são moléculas ruins – seu corpo gosta deles nas quantidades certas. Como muitas coisas, é a dose que faz o veneno, então o problema é que os alimentos ricos em açúcares simples têm um monte de calorias, e muito açúcar não é bom para você.

Frutas e verduras contêm frutose naturalmente – mas também são bons para você, porque são ricos em nutrientes, e elas contêm fibra que retarda a digestão e absorção de açúcar. Os sumos de fruta que não contêm fibra ainda pode ser muito nutritivo, mas os hidratos de carbono simples são absorvidos muito mais rapidamente sem a fibra para retardar a digestão para baixo. Geralmente, é melhor comer a fruta inteira, em vez de beber sumo de fruta.

O leite contém lactose, que é um problema para as pessoas que são intolerantes à lactose. Pessoas com esta condição deve evitar leite e muitos outros produtos lácteos ou usar suplementares enzimas chamadas lactase que irá ajudá-los a digerir o açúcar do leite.

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