A clara de ovo pasteurizada, como o próprio nome sugere, trata-se da clara do ovo que passa por um processo de pasteurização, processo esse responsável por eliminar todos os micro-organismos que possam estar presentes na clara (entre eles a salmonela).
Isso acontece graças às altas temperaturas a que a clara é submetida. Dessa forma, quaisquer bactérias que possam fazer mal a saúde são mortas. Lembrando sempre que é aconselhável optar por marcas reconhecidas na hora da compra, assim você garante a qualidade do produto que estará consumindo.
- Leitura relacionada:
- Frango com batata doce engorda?
Mas afinal, o que é clara de ovo pasteurizada?
Através de um processo totalmente mecânico, em que as claras são separadas das gemas e depois são submetidas a temperaturas em torno de 75 graus, obtém-se a clara de ovo pasteurizada. A temperatura alta garante a higienização do produto durante sua fabricação, e a distribuição é feita através de embalagens similares as do leite, molhos, etc. O conteúdo (1 quilo) equivale a aproximadamente 30 claras e custa um pouco mais que uma dúzia de ovos convencionais.
Principais Características
Assim como os ovos “in natura”, a versão pasteurizada é fonte rica de proteína do tipo albumina, mas traz certo nível de segurança, principalmente para quem tem receio de consumir claras por conta da salmonela. Atletas e usuários de academias costumam ingerir grande quantidade de ovos graças a albumina, e a clara de ovo pasteurizada pode ser uma ótima substituta (principalmente porque não há o desperdício da gema)
Os atletas de forma geral descartam as gemas por serem ricas em gorduras e consomem apenas as claras (onde se concentra a proteína). A clara do ovo é rica em albumina, proteína muito importante para quem quer fortalecer os músculos e ganhar massa magra. Fonte de vários aminoácidos e de alto valor biológico, a albumina ajuda na reconstrução e desinflamação do músculo após a prática intensa de exercícios físicos (hipertrofia), além de manter a saciedade por mais tempo.
7 benefícios da clara de ovo pasteurizada
- Ao contrário do ovo normal, a clara pasteurizada é um produto natural e livre de bactérias que podem trazer malefícios à saúde. Por esse motivo a opção pasteurizada é popular entre pessoas que precisam de albumina diariamente (atletas, por exemplo).
- Os ovos são escolhidos rigorosamente antes da pasteurização, o que garante a qualidade do produto, ao contrário do ovo comum, pois na hora da compra nunca sabemos se entre os ovos bons há algum podre.
- O processo de pasteurização das claras acaba com o cheiro ruim presente no ovo natural, o que é muito interessante para pessoas intolerantes ao cheiro ou que querem consumir o produto cru.
- É possível planejar as receitas e refeições com antecipação, uma vez que a quantidade de claras da embalagem é sempre a mesma.
- Como dito anteriormente, muitas pessoas, ao utilizar ovos normais, descartam as gemas por serem gordurosas. A versão pasteurizada evita esse desperdício.
- Evita perda de tempo e possíveis contratempos ao ter que separar as gemas das claras.
- As embalagens (iguais às do leite) permitem que as claras durem bem mais do que os ovos in natura.
A clara de ovo pasteurizada é uma ótima substituta para aqueles que não querem consumir a gema do ovo, e é facilmente encontrada em lojas de suplementos alimentares e alguns supermercados.