Como engordar com saúde?

Separamos um guia de como engordar com saúde. Grande parte das pessoas luta contra a balança todos os dias, mas nem sempre o problema vem dos quilos a mais, e sim dos quilos a menos. Existem sim muitas pessoas que sofrem com a falta de peso, e mesmo pessoas que sofrem para engordar um mísero quilo.

Da mesma forma que uma dieta para emagrecer visa uma alimentação equilibrada, uma dieta para ganhar peso também deve ser saudável, de preferência acompanhada por um profissional de saúde.

Dá para engordar com saúde?

Com certeza! Uma dieta para engordar precisa estar repleta de carboidratos, fibras e proteínas e, ao contrário do que se pode imaginar, sem excesso de gorduras.

Porém, alimentos não fazem milagres quando o assunto é ganhar massa. Os exercícios complementam a rotina de quem esta na luta para deixar o corpo mais esbelto de forma saudável.

Como engordar com saúde

Como é estruturada a alimentação de quem consegue ganhar peso?

Quando a alimentação não é feita da forma correta, a pessoa corre o risco de acumular gordura no corpo. O objetivo aqui é ganhar peso em forma de massa muscular, e nunca gordura.

Para tal, não se deve consumir todo tipo de alimento, de forma irregular e desenfreada. Isso pode acarretar em problemas para o organismo, como alto nível de colesterol ruim, por exemplo.

Portanto, a dieta deve consistir em alimentos saudáveis, energéticos, e que forneçam a quantidade de calorias necessária para o corpo, principalmente antes e depois da musculação.

Uma dieta hipercalórica será necessária, além de mudar a alimentação. Mas consumir alimentos hipercalóricos não significa comer alimentos gordurosos e pouco nutritivos, como faz-food, por exemplo. O correto é consumir nutrientes apropriados, que ajudem o corpo a ganhar peso de forma saudável.

Quais alimentos devem estar em uma dieta de como engordar?

Macarrão engorda

Alimentos ricos em carboidratos (pães, bolos e massas em geral) são campeões em fornecer calorias para aumento de peso. Gorduras boas também estão nesse cardápio, como o ômega-3 e ômega-6, encontrados em peixes, nozes e castanhas.

Gorduras ruins, provenientes de frituras, bolachas, salgadinhos, manteigas, etc, devem ser evitadas, já que são ricas em gorduras saturadas que trazem diversos malefícios à saúde.

Proteínas provenientes de carnes magras e leguminosas (como brócolis, por exemplo) são sempre bem vindas.

Para aumentar a quantidade de comida ingerida, aumente a dosagem pouco a pouco. Nunca tente se empanturrar, isso só vai sobrecarregar o seu estômago.

Como aumentar o apetite?

Comece sempre pelos alimentos líquidos. Vitaminas compostas por leite ou sucos, combinadas a diferentes frutas e finalizadas com sorvete ou iogurte.

Crie o hábito de comer a cada três horas. Isso estimulará seu corpo a pedir comida quando chegar o momento certo.

Invista na apresentação do prato. Alimentos bem preparados, de boa aparência e aroma aguçam o paladar. Invista em temperos e ervas para conseguir esse efeito.

Massas ajudam no ganho de peso

Como engordar rápido e manter o peso?

Ainda que para muitas pessoas emagrecer seja um verdadeiro martírio, para outras é muito fácil perder peso novamente. Portanto, é muito importante manter a disciplina quando o assunto é dieta e exercícios físicos.

Os horários das refeições devem ser respeitados. Não se deve pular refeições ou diminuir as porções que estão especificadas na sua dieta de como engordar.

Planeje sua ida ao mercado: leve uma lista com os produtos certos, assim evita a compra de alimentos desnecessários e prejudiciais. Faça as compras sempre pensando no cardápio da semana (que deve ser escolhido antes da ida ao mercado).

Estipule um horário para seus exercícios físicos. É importante não pular nenhum dia do treino, por isso se programe caso for ter um dia muito atribulado e cheio de trabalho.

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