Dieta Paleolítica

“Paleo” representa a era paleolítica, ou a Idade da Pedra. Ela começou há cerca de 2,5 milhões de anos e terminou por volta da época da última Idade do Gelo, cerca de 10.000 anos atrás. Nesse ponto, o Paleolítico transformou-se na era neolítica, que é quando os seres humanos começaram a se estabelecer e desenvolver técnicas agrárias. Isso significava que havia mais agricultores e menos caçadores-coletores.

Dieta Paleolítica é uma dieta da moda com base nos alimentos percebidas do Paleolítico.

O “dieter” é instado a comer mais como um caçador / coletor, em vez de um fazendeiro. A premissa é que os seres humanos ainda não evoluíram após o Paleolítico biologicamente e não deve comer os alimentos produzidos na agricultura do neolítico.

Os proponentes alegam ainda que os alimentos do Paleolítico que os caçadores e coletores comeram foi a razão pela qual eles não sofressem de doenças crônicas do envelhecimento, tais como diabetes, artrite, doenças cardíacas e câncer (em oposição a morrer antes de ficar velho).

A dieta paleolítica é pesada em proteínas, principalmente a partir de fontes animais. Para aderir a esta dieta, você precisa consumir coisas que você caçaria ou coletaria em estado selvagem. Isso é quase impossível de fazer em nossa era moderna, assim você vai estar a seguir uma versão modificada: coma muita carne de animais, peixes e frutos do mar.

Completar a dieta com ovos, nozes, sementes, frutas e legumes. Além disso, você terá que evitar todos os produtos lácteos, todos os grãos de cereais (tais como trigo, arroz, quinoa e aveia), tubérculos (batata e batata doce), leguminosas (feijão e amendoim), sal, açúcar, e todos os alimentos processados.

O Que no Paleolítico as pessoas comiam?

Essa é uma boa pergunta, e parece que os arqueólogos não tem 100 por cento de certeza de que quais os alimentos que humanos comeram naquela época.

 Há evidências de ossos de animais abatidos, de modo que leva a carne tomar o centro do palco de uma dieta paleolítica, e não há evidência para a pesca ao longo de linhas costeiras.

Dieta Paleolítica

É improvável, porém, que as pessoas do Paleolítico tenham evitado grãos selvagens. De fato, alguns estudos arqueológicos indicam que os humanos do Paleolítico podem ter aumentado o consumo de grãos de cereais selvagens e reduziu seu consumo de carne na era mais tarde do paleolítico, assim que os seres humanos se aproximou da idade agrícola Neolítico.

 E se eu quiser seguir a dieta Paleolítica?

A dieta tem um par de pontos positivos na medida em que promove comer alimentos integrais e aumentando a sua ingestão de frutas e legumes. A dieta também corta açúcares e alimentos altamente processados. Estas são todas as coisas boas que muitas dietas da moda promovem, então a partir desse ponto de vista, não vejo como é mais benéfico do que qualquer outra dieta da moda.

Alguns pequenos estudos de investigação indicam que uma dieta Paleo pode ser benéfico para os diabéticos, mas é necessário mais investigação para saber se é mais benéfico seguir uma dieta típica diabética.

Do lado negativo, a dieta Paleo exclui uma grande quantidade de alimentos saudáveis, o que parece desnecessário (e faz com que seja difícil de seguir por um longo prazo). Há uma forte possibilidade de se tornar deficiente em cálcio, e você não vai obter quantidade suficiente de vitamina D (a menos que você fique em exposição ao sol o suficiente).

Paleo “dieters” tendem a comer mais proteína e gordura do que o que é considerado saudável pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da Academia de Nutrição e Dietética.

Tal como acontece com qualquer dieta, se você estiver buscando perder peso, você precisa cortar calorias, e se você precisa ganhar peso, você vai ter que fazer o oposto.

Referência: http://nutrition.about.com/od/changeyourdiet/f/What-Is-The-Paleolithic-Diet.htm

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