Dieta sem glúten

Uma dieta sem glúten não contém qualquer glúten, ou é em quantidades tão pequenas que é difícil de medir em sua cozinha. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio. É importante para cozer pão, bolos e outros produtos assados porque o glúten ajuda a fornecer textura e elasticidade à massa. O glúten permite que a massa cresça, aprisionando bolhas de dióxido de carbono criadas pelo fermento e o açúcar.

O glúten está presente em outros itens também. Os alimentos e bebidas feitos com trigo, cevada e centeio contêm quantidades variáveis de glúten. Os alimentos feitos com esses grãos não são permitidos em uma dieta livre de glúten.

As pessoas que têm a doença celíaca tem uma resposta auto-imune ao glúten que danifica o revestimento do intestino delgado.

Dieta sem glúten

O dano resulta em dificuldade em absorver alguns tipos de nutrientes. Os sintomas de doença celíaca varia de pessoa para pessoa e incluem coisas tais como inchaço, distúrbios digestivos, a anemia, a depressão e fadiga. Seu médico pode solicitar exames de laboratório para determinar se você tem doença celíaca. O único tratamento para a doença celíaca é evitar glúten, o que permitirá que o trato digestivo cure, mas é uma exigência ao longo da vida.

Algumas pessoas não estão positivo para a doença celíaca, mas acredito que elas se sentem melhor quando seguem uma dieta livre de glúten; assim que os produtos sem glúten tornaram-se mais disponíveis nos supermercados e restaurantes. Mas por que as pessoas que aparentemente não têm a doença celíaca se sentem melhor em uma dieta livre de glúten?

Pode ser que são sensíveis ao glúten, mas os testes de laboratório não podem verificar essa sensibilidade.

Outra razão que você pode se sentir melhor em uma dieta sem glúten é que, evitando glúten, você também evitar um grande número alto de alimentos processados porque o trigo é um ingrediente muito comum. Consequentemente, você provavelmente vai aumentar sua ingestão de outros, menos processados e mais alimentos ricos em nutrientes, como frutas e legumes.

Alguns especialistas também sugerem que pessoas com autismo devem evitar proteínas do leite e glúten.

Uma dieta livre de glúten não contém trigo, centeio, cevada, ou de quaisquer alimentos feitos com esses ingredientes. Espelta, kamut, trigo amido e triticale também são grãos de glúten. Algumas pessoas também evitam aveia e farinha de aveia.

Uma dieta sem glúten não é fácil de seguir, porque tantos alimentos que contêm glúten não são tão óbvias como pães, cereais e massas. Molho de soja, batatas fritas de pacote, carnes processadas, salsichas e até batatas fritas contêm glúten normalmente a menos que estejam especificamente rotulados como “sem glúten”.

Carnes, peixes, frutas, legumes, nozes e leguminosas são tudo menos que sejam preparados ou servidos com ingredientes que contêm glúten sem glúten. Por exemplo, um filé de peixe é livre de glúten, mas não se ele é frito em massa, e uma batata cozida ou fervida é livre de glúten, a menos que você cobri-lo com molho engrossado com farinha de trigo. Muitos alimentos sem glúten são feitos com farinha de arroz ou farinha de milho no lugar da farinha de trigo.

Dieta sem glúten: conclusão

Se você seguir uma dieta livre de glúten, seja cauteloso com alguns dos novos alimentos sem glúten, como sobremesas, biscoitos e misturas para bolo. Embora seja agradável desfrutar de iguarias fresquinhas novamente, elas também podem ser ricos em açúcar refinado e gorduras. Certifique-se de ler os rótulos e tomar as contagens de calorias em consideração se você precisa controlar seu peso.

Referência: http://nutrition.about.com/od/foodfun/f/glutenfree.htm

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