Dietas da moda: saiba como e porque evitá-las

A dieta da moda é um tipo de dieta que promete emagrecer rápido e fácil, como dietas bebê alimentares, dietas alcalinas, dietas paleolíticas, dietas sem glúten, limpa e jejuns, etc. Eles estão tentando de toda forma criando propagandas para a atração dessas dietas que pode te enganar com afirmações grandiosas de emagrecimento.

Basta imaginar – você não precisa se preocupar com contas de calorias ou exercícios, basta seguir as dicas e os quilinhos a mais caem para a fora.

Dietas da moda são ruins porque elas não abordam os problemas que lhe causou a ganhar peso em primeiro lugar. Depois que você passou com a dieta da moda, você provavelmente vai ganhar o peso de volta e vai restabelecer antigos hábitos alimentares. Dietas da moda também são ruins porque elas geralmente exigem a eliminação de alimentos que não são ruins para você, que pode resultar em deficiências nutricionais.

Saiba quando estiver olhando para uma dieta da moda

Os sinais típicos incluem:

  • Alegações de emagrecimento fácil e rápido.
  • Eliminação de alguns grupos alimentares ou “maus alimentos”.
  • Exige que você compre suplementos dietéticos impressionantemente que ajudam na queima gordura, auxiliares de perda de peso, e impulsionadores do metabolismo.
  • Diz quais alimentos necessitam ser combinadas corretamente para que a digestão seja satisfatória.
  • Exercícios são desnecessários.
  • Destaques alimentos específicos, como grapefruit, xarope de bordo, e limonada ou sopa especial.

Dietas da moda: saiba como e porque evitá-las

Algumas pessoas desenvolvem um padrão chamado de “yo-yo” ou de bicicleta de peso, o que é perder peso, ganhar peso, e depois perdê-lo novamente. Eles repetem este padrão por muitos anos. Alguns médicos acreditam que o efeito sanfona não é saudável. Não existem evidências que apoiam esta ideia, mas, claro, não é tão eficiente como a adoção de uma dieta equilibrada e saudável que você possa seguir corretamente.

 Eliminando? Combinando? Por quê?

Certas condições de saúde exigem a eliminação de determinados grupos de alimentos por causa de alergias ou distúrbios metabólicos, tais como a doença celíaca, mas a maioria de nós deve escolher alimentos de cada grupo alimentar todos os dias.

Algumas dessas dietas exige a combinação de tipos específicos de alimentos. A reivindicação aqui é que seu corpo não consegue digerir carboidratos, ao mesmo tempo que digere proteínas ou com gorduras. Mas isso é um absurdo. Seu sistema de digestão utiliza específicas enzimas para a digestão de tipos diferentes de nutrientes, e eles não anulam mutuamente – de fato, todos eles trabalham muito bem juntos.

São qualquer tipos de dietas saudáveis? de baixo teor de gordura ou dietas de baixo carboidrato?

Dietas de baixo teor de gordura, e dietas de baixo carboidrato são as crianças grandes no bloco dietético, e cada uma tem uma boa quantidade de pesquisas que sustentam algumas de suas reivindicações. No curto prazo, as dietas de baixo carboidrato tendem a resultar em perda de peso mais do que dietas de baixa gordura, mas os resultados a longo prazo não são claros, pois estudos de investigação de perda de peso raramente duram mais de um ano.

Referências: http://nutrition.about.com/od/diets/a/fad_diets.htm

Dietas da moda: saiba como e porque evitá-las
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply