Gordura saturada: devo reduzir o consumo?

A Academia de Nutrição e Dietética e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugeriu que você mantenha a ingestão de gordura saturada para não mais de 10 por cento das calorias diárias (sua ingestão total de gordura deve fornecer cerca de 20 a 35 por cento de suas calorias).

A pessoa que precisa de 2.000 calorias por dia deve consumir não mais do que 22 gramas de gordura saturada. Essa é a quantidade de gordura saturada encontrada em quatro onças de queijo cheddar, duas taças de sorvete, ou dois grandes cheeseburgers.

Se você comer regularmente mais do que os 10 por cento de suas calorias provenientes de gordura saturada recomendada, irá provavelmente valer a pena o esforço para reduzir a ingestão de gordura saturada a esse nível, especialmente se você tiver problemas com o colesterol ou pressão arterial elevada.

Mas isso é apenas parte de seu plano de dieta a redução do risco cardiovascular – o que você precisa fazer é substituir as gorduras saturadas por gorduras saudáveis e reduzir o seu consumo total de calorias, se você estiver com sobrepeso ou se for obeso.

Gordura saturada: devo reduzir o consumo?

Comer muita gordura saturada parece elevar os seus níveis de colesterol LDL (o tipo mau) e pode levar a um estado pró-inflamatório, sendo que ambos aumentam o risco de doença cardiovascular. Reduzir o excesso de gorduras saturadas deve reduzir esses riscos, mas isso pode não acontecer se você substituir as gorduras saturadas com carboidratos refinados (pão branco, massas, açúcar, xarope de milho, etc.).

Se você substituir o excesso de gorduras saturadas com gorduras poliinsaturadas ou ácidos graxos monoinsaturados (as boas gorduras encontradas em peixes, nozes, sementes, legumes, canola e Azeite), você provavelmente irá reduzir o seu risco de doença cardiovascular, pois as gorduras saudáveis irá reduzir os níveis de colesterol e reduzir a inflamação.

Aumentar a ingestão de gorduras poliinsaturadas também podem contribuir para reduzir a pressão arterial elevada; No entanto, essas gorduras saudáveis não parecem ter muito efeito na sensibilidade à insulina, que é um fator de risco para a doença cardiovascular e diabetes.

Não substitua o excesso de gorduras saturadas com gordura artificiais trans

Eles são freqüentemente encontrados em margarina, gordura, e os alimentos feitos com parcialmente hidrogenados óleos. As gorduras trans parecem aumentar o risco de doença cardiovascular, provavelmente, ainda mais do que as gorduras saturadas.

Seu saturada (e total) ingestão de gordura não é a única parte de sua dieta que afeta a sua saúde do coração. Sobrepeso e obesidade também são fatores de risco para doença cardiovascular – a perda de peso também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar o seu colesterol. É importante comer uma dieta equilibrada, que inclui proteínas magras, gorduras saudáveis, abundância de frutas e legumes, grãos integrais e laticínios de baixa ou sem gordura.

Referências: http://nutrition.about.com/od/cardiovascular/f/Should-I-Eat-Less-Saturated-Fats.htm

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