Musculação emagrece!

A maioria das pessoas ainda não acredita que fazer musculação emagrece, isso porque, na maior parte dos casos, após algum tempo de prática de musculação, os ponteiros da balança continuam iguais, e possivelmente, até mais altos! Porém, é errado achar que esses quilos a mais são prejudiciais ao bom condicionamento físico.

A musculação emagrece se for feita da forma correta e com acompanhamento profissional, acaba resultando no ganho de massa muscular pelo corpo. Acontece que a massa magra (músculos) é bem mais pesada que os tecidos adiposos, ou seja, mesmo que você esteja queimando gordura, isso não vai refletir na balança, pois os músculos que entraram no lugar da gordura pesam bem mais.

Musculação emagrece!

Em outras palavras, a primeira regra para quem faz musculação e quer emagrecer é: pare de acreditar que emagrecer é a mesma coisa que perder quilos. Os quilos não refletem necessariamente uma queima de gordura, podem sim significar um ganho de massa, o que é extremamente benéfico ao organismo.

Adote a fita métrica. Para saber quanto de gordura você perdeu, meça a circunferência da sua cintura e faça medições semanais, sempre anotando num caderninho, para que haja controle de quantos centímetros foram perdidos.

Mas afinal, por que musculação emagrece?

A musculação, assim como qualquer tipo de exercício físico, queima calorias durante sua execução. Porém, treinar na academia possui duas peculiaridades que merecem a devida atenção: Aumento da taxa metabólica do corpo e substituição de gordura por massa muscular.

Cerca de meia hora de exercícios intensos de musculação gastam o correspondente a uma hora de caminhada (cerca de 300 calorias). Mas o que mais importa aqui é o aumento do metabolismo, que é responsável por manter o corpo queimando calorias para produzir energia mesmo quando não estamos praticando atividade física alguma.

Musculação emagrece mais exercícios aeróbicos

Durante exercícios aeróbicos, como caminhada e bike, por exemplo, nosso corpo fica com o metabolismo acelerado por cerca de 1 hora após o término da atividade. No caso da musculação, o metabolismo consegue se manter até 12% mais acelerado após o treino, e mesmo 15 horas depois de malhar, seu corpo pode gastar até 7% mais energia.

A taxa metabólica no corpo de uma pessoa que treina os músculos chega a ser 25% mais acelerado do que no corpo de uma pessoa sedentária e sem músculos enrijecidos.

A outra variável da qual citamos logo acima, diz respeito à substituição de gordura por massa muscular. Musculação emagrece não apenas pelas calorias que queima, mas pelo fato de conceder ao corpo músculos mais enrijecidos.

O organismo, para exercer a manutenção dos músculos no corpo, precisa gastar mais energia do que gastaria para manter as células de gordura, ou seja, a simples existência de músculos no seu corpo já queima mais calorias do que a permanência da gordura.

Musculação emagrece!

Um bom exemplo para deixar ainda mais claro a importância da musculação para emagrecer: 1kg a mais de músculos em um corpo consome 15 calorias a mais por dia, ou seja, ao longo de 10 meses, com 2 quilos a mais de músculos no corpo, uma pessoa gastaria cerca de 8.400 calorias apenas para manter esses músculos no organismo.

Na hora de se medir com a fita métrica, isso corresponderia a 2 ou 3 quilos de gordura a menos em apenas 12 semanas, levando em consideração uma frequência mínina de 3 dias de treino por semana, e uma alimentação regrada, de acordo com as necessidades do corpo.

Portanto, musculação emagrece sim, e saber associar exercícios aeróbicos aos treinos é a melhor escolha para uma pessoa que deseja emagrecer com saúde e de forma definitiva.

Musculação emagrece!
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