O que são proteínas?

A proteína é responsável pelo aumento de todos os tecidos que o corpo produz, como órgãos, músculos, unhas, pelos, cabelos e etc. Todos os seres vivos são formados por essa molécula que é composta por vários aminoácidos.

Ela é muita importante para quem quer emagrecer, é o nutriente principal para sobrevivência. Para termos uma boa saúde devemos consumir cerca de 60 gramas de proteína por dia. Praticantes de exercícios físicos devem consumir pelo menos o dobro deste valor.

O que são proteínas

Alimentos ricos em proteínas

Uma dieta rica em aminoácidos é necessária para se ter bons resultados, para que nossa saúde não fique debilitada, para mantermos nossos músculos ou aumentá-los de tamanho. Existem uma grande variedade de alimentos ricos em proteínas, como ovos que contém todos os aminoácidos necessários para a vida, carne vermelha, frango, peixes e várias outras fontes proteicas de origem animal.

Também encontramos grandes quantidades na soja, feijão, lentilhas e etc… Essas fontes proteicas nem sempre são completas. Fazer uma dieta só a base de cereais não será suficiente, pois precisamos de todos os aminoácidos necessários para um bom funcionamento do organismo.

Dieta de proteínas

Existem proteínas que são absorvidas rapidamente pelo corpo, por isso devemos saber os horários certos para comer cada tipo desse nutriente afim de obter o máximo de resultado possível, tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer ganhar massa muscular.

A proteína do ovo chamada de albumina é absorvida lentamente. Seria ideal consumir ovos a noite antes de dormir, pois dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia. É muito tempo sem se alimentar e então ocorre o catabolismo muscular, ou seja, a perca de massa magra porque a proteína do músculo será quebrada para fornecer energia ao corpo, e isso é muito ruim para quem quer ganhar músculos. Para maximizar os ganhos consuma alimentos proteicos de lenta absorção antes de uma boa noite de sono.

Proteínas alimentos

No pós treino por exemplo poderíamos ingerir Whey Protein que é a proteína do soro do leite, que é encontrada em forma de suplemento. Neste horário o corpo se desgasta muito, ocorrendo também o catabolismo que é a perda de massa muscular. Consequentemente ocorreria também a perda de aminoácidos, então assim que acabar o treino consuma esse nutriente de rápida absorção para que o músculo se recupere o mais rápido possível, afim de você obter melhores resultados quanto ao ganho de peso.

Quem quer emagrecer somente mas não pratica exercícios pesados na academia pode limitar o uso de proteína em no máximo 60 a 70 gramas por dia. Cada ovo por exemplo contém em média cerca de 6 gramas de proteína. 100 gramas de frango contém 30 gramas também desse nutriente. Procure saber a quantidade correta de proteína de cada alimento possível, para assim você calcular quantas gramas precisa ingerir no dia a dia.

Veja o vídeo abaixo:

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