O que são proteínas?

A proteína é responsável pelo aumento de todos os tecidos que o corpo produz, como órgãos, músculos, unhas, pelos, cabelos e etc. Todos os seres vivos são formados por essa molécula que é composta por vários aminoácidos.

Ela é muita importante para quem quer emagrecer, é o nutriente principal para sobrevivência. Para termos uma boa saúde devemos consumir cerca de 60 gramas de proteína por dia. Praticantes de exercícios físicos devem consumir pelo menos o dobro deste valor.

O que são proteínas?

Alimentos ricos em proteínas

Uma dieta rica em aminoácidos é necessária para se ter bons resultados, para que nossa saúde não fique debilitada, para mantermos nossos músculos ou aumentá-los de tamanho. Existem uma grande variedade de alimentos ricos em proteínas, como ovos que contém todos os aminoácidos necessários para a vida, carne vermelha, frango, peixes e várias outras fontes proteicas de origem animal.

Também encontramos grandes quantidades na soja, feijão, lentilhas e etc… Essas fontes proteicas nem sempre são completas. Fazer uma dieta só a base de cereais não será suficiente, pois precisamos de todos os aminoácidos necessários para um bom funcionamento do organismo.

O que são proteínas?

Existem proteínas que são absorvidas rapidamente pelo corpo, por isso devemos saber os horários certos para comer cada tipo desse nutriente afim de obter o máximo de resultado possível, tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer ganhar massa muscular.

A proteína do ovo chamada de albumina é absorvida lentamente. Seria ideal consumir ovos a noite antes de dormir, pois dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia. É muito tempo sem se alimentar e então ocorre o catabolismo muscular, ou seja, a perca de massa magra porque a proteína do músculo será quebrada para fornecer energia ao corpo, e isso é muito ruim para quem quer ganhar músculos. Para maximizar os ganhos consuma alimentos proteicos de lenta absorção antes de uma boa noite de sono.

O que são proteínas?

No pós treino por exemplo poderíamos ingerir Whey Protein que é a proteína do soro do leite, que é encontrada em forma de suplemento. Neste horário o corpo se desgasta muito, ocorrendo também o catabolismo que é a perda de massa muscular. Consequentemente ocorreria também a perda de aminoácidos, então assim que acabar o treino consuma esse nutriente de rápida absorção para que o músculo se recupere o mais rápido possível, afim de você obter melhores resultados quanto ao ganho de peso.

Quem quer emagrecer somente mas não pratica exercícios pesados na academia pode limitar o uso de proteína em no máximo 60 a 70 gramas por dia. Cada ovo por exemplo contém em média cerca de 6 gramas de proteína. 100 gramas de frango contém 30 gramas também desse nutriente. Procure saber a quantidade correta de proteína de cada alimento possível, para assim você calcular quantas gramas precisa ingerir no dia a dia.

Veja o vídeo abaixo:

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