Vitamina A: benefícios

A vitamina A é um membro da família solúvel em gordura de vitaminas que também inclui a vitamina D, vitamina E e vitamina K.

É importante para a visão normal, o crescimento adequado, e para a divisão e diferenciação celular. É essencial para a função do sistema imunitário, pois é necessário para a produção de células brancas do sangue que ajudam a combater infecções. Você também precisa de vitamina A para a pele saudável e membranas mucosas.

A deficiência de vitamina A é raramente visto em países desenvolvidos, mas quando acontece pode causar problemas de visão e perda de função do sistema imunológico saudável.

O Instituto de Medicina da Academia Nacional determinou recomendação de ingestão dietética (DRI) para a vitamina A com base na idade e sexo. Ela representa a quantidade diária que é necessária para uma pessoa média saudável, por isso, se você tiver quaisquer problemas médicos, você deve falar com seu médico sobre suas necessidades de vitamina A.

Referência dietética

Homens

1 a 3 anos: 300 microgramas de equivalentes de atividade retinol (mcg RAE) por dia de 4 a 8 anos: 400 RAE mcg por dia de 9 a 13 anos: 600 RAE mcg por dia 14+ anos: 900 RAE mcg por dia

Mulheres

1 a 3 anos: 300 mcg por dia RAE de 4 a 8 anos: 400 Raes mcg por dia de 9 a 13 anos: 600 RAE mcg por dia 14+ anos: 700 RAE mcg por dia

Vitamina A: benefícios

Leite contêm vitamina A

A vitamina A é encontrada em fontes vegetais e animais. Pré vitamina A, ou retinol, é encontrada na manteiga, gema de ovo, peixe, fígado, carnes e leite integral.

Fontes vegetais de vitamina A são chamados carotenóides provitamina A e incluem o beta-caroteno, alfa-caroteno e beta-criptoxantina. Seu corpo leva estes precursores e os converte para a forma de vitamina A quando suas células precisam.

Os carotenóides são encontrados em vegetais verdes e amarelos escuros, bem como frutas e legumes laranja.

Suplementos de vitamina A

Alguns estudos têm indicado que as pessoas com certos tipos de câncer têm níveis mais baixos de vitamina A no sangue. E porque a vitamina A está envolvida na diferenciação celular, algumas pessoas têm recomendado tomar suplementos de vitamina A para tratar ou prevenir o cancro, mas não há nenhuma evidência para esta recomendação.

 No caso dos fumantes de cigarro, tomar suplementos de beta-caroteno pode realmente aumentar o risco de câncer.

Você pode começar a ingerir vitamina A a partir de frutas e vegetais e outras fontes de alimentos em vez de suplementos. Provavelmente, devido a todos os outros compostos benéficos.

Mas se você tomar suplementos de vitamina A, tenha cuidado, especialmente se você está grávida. Na verdade, as mulheres que estão grávidas não devem tomar suplementos de vitamina A, sem falar com um médico primeiro.

Tomar grandes doses de suplementos de vitamina A pré-formada por longos períodos de tempo podem resultar em toxicidade a essa vitamina. O Instituto de Medicina determinou níveis superiores toleráveis para ser RAE 3.000 mcg por dia. Toxicidade da vitamina A pode levar a defeitos de nascimento, alterações hepáticas e redução da densidade mineral óssea que podem resultar em osteoporose.

Também conhecido como: retinol, carotenóides.

Fonte: http://nutrition.about.com/od/nutrientglossary/g/Vitamina.htm

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