Vitaminas do complexo B

Elas são importantes em todas as fases do crescimento, são responsáveis pelo fortalecimento do sangue, dos tecidos, da pele, dos ossos e fazem bem a memória.

As vitaminas do complexo B estão presentes em muitos alimentos, como, na carne, no peixe, no arroz, no feijão, abacate, verduras, ovos, leite e em muitos outros sustentos.

A vitamina B é um complexo de oito vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água, elas se classificam em: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12. Estas desempenham importantes papéis no metabolismo celular.

Esta classe de vitaminas, contribui também para o metabolismos dos macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e lipídios. Para o bom metabolismo celular é muito importante a ingestão diária dessas vitaminas.

Segundo a nutricionista Anne Jardim Botelho, para que aja o consumo satisfatório das vitaminas do complexo B, é necessário a ingestão diária de 2 porções de carne magra, 3 porções de frutas, 3 a 4 porções de cereais integrais e 5 porções de vegetais.

Vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B e os vegetarianos

A nutricionista Giovana Guido, esclarece que a suplementação de vitaminas do complexo B é obrigatória para os vegetarianos, uma vez que algumas classes destas vitaminas são encontradas apenas em produtos de origem animal, principalmente a B12, tornando a suplementação praticamente obrigatória.

Família das vitaminas do complexo B

Vitamina B1- Tiamina

Responsável pela saúde do sistema nervoso e circulatório. Contribui na formação do sangue e no metabolismo de macronutrientes, previne o envelhecimento e melhora a desempenho intelectual.

Fontes: vegetais folhosos, berinjela, cereais integrais, feijão, nozes, peixes, carne de boi e aves.

Vitamina B2 – Riboflaviana

No sangue é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos e anticorpos, também é envolvida na respiração das células, previne a catarata, doença dos olhos.

Fontes: vegetais, leite e carnes.

Vitamina B3 – Nicotinamida

Amplia a movimentação do sangue, diminui os níveis de triglicerídeos e colesterol, auxilia no sistema nervoso e imunológico, protege o organismo de radicais livres.

Fontes: levedura, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, cenoura, batata-doce, frutas secas.

Vitamina B5 – Ácido pantotênico

Auxilia na formação celular e na desintoxicação, acautela a deterioração de cartilagens e disfunções hormonais.

Fontes: carnes, ovos, leite, amendoim, brócolis, abacate, ova de peixe, geléia real.

Vitamina B6 – Piridoxina

Previne as doenças do coração, a aterosclerose e o câncer, alivia a dor de cabeça e a náusea, melhora a visão.

Fontes: semente de girassol, feijão, soja, amendoim, banana, tomate, abacate, espinafre.

Vitamina B7 – Biotina

Colabora na redução de açúcar no sangue, combate infecções, previne a calvície, diminui a intolerância à insulina em diabéticos.

Fontes: carne de aves, fígado, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Vitamina B9 – Ácido fólico

Ajuda na conservação do sistema imunológico, circulatório e nervoso, previne o câncer de mama e de cólon, combate os parasitas intestinais, gera a saúde dos cabelos e da pele.

Fontes: fígado, vegetais folhosos, couve-flor.

Vitamina B12 – Cobalamina

Ajuda na síntese dos glóbulos vermelhos do sangue, na conservação do sistema nervoso, auxília no crescimento e desenvolvimento do corpo. Esta vitamina do complexo B se encontra principalmente nas carnes bovinas.

Fontes: fígado, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.

Vitaminas do complexo B
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