Mandioca engorda ou emagrece?

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um alimento muito versátil. Dela é obtido o polvilho, utilizado no preparo da tapioca e do pão de queijo e muitos outros ingredientes. É considerada um alimento calórico: uma porção de 100g contém 150kcal, por isso, a mandioca engorda se consumida em excesso.

Porém, se o seu consumo fizer parte de uma alimentação equilibrada, é provável que ela não promova aumento de peso, até porque oferece muitos benefícios para a saúde. Uma boa dica é optar por apenas um tipo de carboidrato por refeição, ou seja, se escolher a mandioca, evite o arroz, a batata e o macarrão, por exemplo. Lembre-se que moderação é a palavra-chave para qualquer alimento.

Valor nutricional e benefícios da mandioca

Um ponto muito importante sobre a mandioca é que ela não deve ser ingerida crua. Pois, possui substâncias tóxicas que são anuladas com o cozimento.

Portanto, para cada 100 gramas de mandioca cozida, sem adição de gorduras e sem sal, são encontrados; 125,45 kcal; 30,1 gramas de carboidratos; 0,6 gramas de proteína; 1,6 gramas de fibras alimentares; 18,6 mg de cálcio; 11,1 mg de vitamina C; 22,4 g de fósforo; 26,8 mg de magnésio e 100,4 mg de potássio.

A quantidade grande de potássio está relacionada à quantidade também alta de carboidratos. Uma vez que o mineral auxilia na síntese e metabolização do carboidrato, transforma-o em energia e faz da mandioca um alimento fundamental para quem pratica esportes como a corrida, por exemplo.

As fibras alimentares presentes na mandioca previnem a prisão de ventre. Também auxilia na formação do bolo fecal e normaliza as funções intestinais. Uma pessoa com o intestino funcionando normalmente tem mais energia e melhor humor, uma vez que os nutrientes conseguem ser melhores absorvidos.

Além disso, as fibras promovem uma melhor sensação de saciedade, permitindo um controle maior da ingestão de calorias por quem consume a mandioca.

O fósforo e o cálcio são fundamentais para as estruturas ósseas e dentes. Diferente do cálcio existente no leite, o cálcio que há na mandioca é facilmente absorvido pelo organismo. Já a vitamina C potencializa a ação do sistema imunológico, além de atuar diretamente contra os radicais livres e na produção do colágeno, o que retarda o envelhecimento.

Como consumir

Você pode consumir a mandioca da maneira que melhor lhe convém. Ela é usada em muitos pratos, como por exemplo, sopas, caldos, cozida, frita, em forma de farinha, ou compondo aperitivos como o bolinho de mandioca com bacalhau.

Apenas tem que lembrar que todo tipo de frituras, mesmo em alimentos que talvez não contém muita gordura e engorda de maneira natural. Ao serem fritos, eles puxam a gordura para dentro do alimento, e esse tipo de alimento que engorda. Portanto, se você fritar, a mandioca engorda sim, e muito! Deve-se tomar muito cuidado com isso, principalmente se desejar usa-la como aperitivo.

Afinal, a mandioca engorda ou emagrece?

A mandioca é um excelente alimento e foi considerada pela ONU como ‘Alimento do século’. Isso por ser fonte de vitaminas e minerais e possuir baixo custo de produção. Apenas vale lembrar que a mandioca engorda dependendo de como ela é preparada e consumida. Portanto, muito cuidado no modo de prepara-la.

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