Uva engorda ou emagrece?

Emagrecer comendo frutas não é um sacrifício nenhum. Mas será que as frutas não engordam? No caso da uva, será que a uva engorda? É o que veremos neste artigo.

As frutas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, ajudam a dar saciedade. Elas contribuem para nossa dieta e nos ajudam a ter uma alimentação saudável. Além de que nos fornecem energia e resistência, auxiliam no bom funcionamento do intestino. Isso proporciona inúmeros benefícios e equilíbrio ao nosso organismo.

Mas é sempre bom lembrarmos que existem frutas que engordam e frutas que emagrecem. Portanto, não é bom sairmos abusando do seu consumo por aí.

Calorias

Uvas contêm cerca de 69 calorias por xícara. Embora uvas não sejam alimentos altamente calóricos, elas contêm mais energia que outras frutas – como o melão e morangos. Por exemplo, 1 xícara de morangos contém 33 calorias. Já que as uvas são feitas de 81% de água, elas contêm pouca densidade enérgica, o que quer dizer que elas não contêm muitas calorias por grama. Alimentos que contêm pouca densidade enérgica podem te ajudar a manter um peso saudável ou perder peso, já que você pode usá-los para se satisfazer sem passar do seu limite de calorias. É a quantidade de alimento que você come que te deixa satisfeito, não a quantidade de calorias.

Carboidratos

Uvas são alimentos ricos em carboidratos – e embora alguns carboidratos na sua dieta sejam perfeitamente aceitáveis, carboidratos demais podem levar a um ganho de peso. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 1 xícara de uvas contém cerca de 17 gramas de carboidratos totais, incluindo 16 gramas de açúcar. Embora as 0,9 gramas de fibras, um tipo de carboidrato, em 1 xícara de uvas ajude a aumentar a saciedade, outras frutas, como morango, mirtilo e laranja, contêm menos calorias e ainda mais fibras que as uvas, e por isso existe um pensamento, não tão equivocado, de que a uva engorda. Porém, tudo depende da quantidade ingerida.

Benefícios da uva

São vários os benefícios que a uva contém, sendo estes:

  • Rica em minerais, como cálcio, ferro, sódio, potássio e magnésio;
  • Rica em vitaminas, como vitamina B e C;
  • Possui muitas proteínas, carboidratos, fósforo, iodo e flavonóides;
  • Auxilia na limpeza do sangue, drenando as vias biliares e desobstruindo artérias. Regula as taxas de colesterol no sangue, podendo reduzir a incidência de infartos;
  • Os flavonóides ajudam a proteger o organismo contra os radiais livres;
  • Ajuda na recuperação de ulceras e gastrites. Além disso, auxilia no funcionamento de outros órgãos como fígado e rins, e também na eliminação do acido úrico.

Apesar da uva possuir uma série de benefícios, é considerada uma fruta calórica, possuindo mais carboidratos, por conta disso, se for consumida em excesso, pode-se dizer que a uva engorda sim, mas não por que ela em si contém calorias varias, mas tudo em excesso engorda. Uma vez que, a sensação de saciedade não é obtida devido ao potencial calórico do alimento que é consumido, mas sim em função da quantidade de alimento ingerido.

Também podemos consumir a uva de forma a substituir outros alimentos mais calóricos ou com maior porcentagem de açucares e gorduras. Uma sugestão é que podemos adotar o consumo de uvas como sobremesa.

Afinal, uva engorda ou não?

Uva engorda? A perda de peso ocorre com um resultado de criar um déficit entre calorias ingeridas e calorias queimadas. Trinta e duas uvas contêm aproximadamente 110 calorias. Uma pessoa normal de 75 quilos queima cerca de 1500 calorias por dia.

Comer mais que 300 calorias de uvas por dia pode significar muitas calorias extras, e nesse caso, a uva engorda. Isso não deve ser um problema quando comida para substituir outros alimentos menos saudáveis.

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