Farinha de mandioca engorda?

Farinha de Mandioca é feita cozinhando, secando e triturando a mandioca, até virar um pó consistente. Diferente da farinha de tapioca, que é feita do gomo, a farinha de mandioca vem da raiz. Naturalmente sem glúten, essa farinha é processada em instalações que também não tem glúten. É ótima para pães e outras guloseimas assadas, apropriada para dietas sem glúten. A farinha de mandioca é uma boa substituta para a de trigo. Mas será que a farinha de mandioca engorda?

Pessoas com intolerância ao glúten devem evitar diversas refeições, desde coisas assadas até massa. Qualquer coisa que tenha farinha feita de trigo pode causar diarreia, inchaço abdominal e gases, vômitos e perda de peso. Se você tem intolerância ao glúten, considere substituir a farinha de trigo pela de mandioca. Esse tipo de farinha, feita da raiz mandioca, não contém glúten. Ainda que esse tipo de farinha seja um pouco diferente, foram desenvolvidos processos para a farinha de mandioca imitar a textura da de trigo, sem o acréscimo de glúten.

Farinha de mandioca engorda?

É muito importante entendermos como o corpo funciona e o que acontece para que se ganhe ou se reduza peso. O metabolismo é o responsável por todas as atividades do organismo. Para que o metabolismo funcione corretamente, ele precisará de uma determinada quantidade de calorias que são obtidas através da alimentação.

Se uma pessoa come mais calorias do que seu metabolismo precisa, haverá uma sobra de calorias. O corpo irá transformar esta energia em gordura para utilizar em outro momento, criando um pequeno estoque.

Da mesma maneira, se uma pessoa come menos calorias do que seu metabolismo precisa, o corpo precisará queimar gordura para transformar em energia de maneira que possa utilizar na ausência do alimento.

Logo, perder ou ganhar peso dependerá deste total calórico diário. A farinha de mandioca engorda somente quando é consumida em excesso e quando faz parte de uma alimentação hipercalórica.

Benefícios da Farinha de Mandioca

Por ser um alimento pouco processado, a farinha de mandioca simples é uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos industrializados e traz benefícios como:

  • Dar energia, por ser rica em carboidratos;
  • Prevenir cãibras e favorecer a contração muscular, por ser rica em potássio;
  • Ajudar a prevenir anemia, por conter ferro;
  • Ajudar a relaxar e controlar a pressão arterial, devido ao seu teor de magnésio.

No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo de farinha de mandioca simples ou na forma de farofa caseira, feita com pouca gordura. A farofa industrializada não é recomendada, pois estas contém muito sal e gorduras ruins adicionadas.

Conclusão

A mandioca está entre os alimentos mais consumidos em todos os estados brasileiros, sendo muito importante como complemento de carboidratos, principalmente, para as classes sociais mais baixas. De todos os produtos feitos a partir da mandioca, a farinha de mandioca é a mais produzida.

Neste artigo, mostramos que a farinha de mandioca engorda somente quando é associada a alguma dieta hipercalórica. Ou seja, em dietas com excesso no total de calorias diárias. Mas, é um alimento rico em nutrientes e também tem custo baixo, podendo ser adicionado de maneira fácil à alimentação.

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