Iogurte engorda ou emagrece?

Quando o assunto é alimentação, se deve sempre ter em mente que o que determina se o alimento engorda ou não é a quantidade e o modo como esse alimento é consumido. Afirmar que o iogurte engorda é um equívoco, porém é algo que pode acontecer.

Há vários tipos de iogurtes disponíveis no mercado atualmente. Por conta da grande popularidade da propagação de hábitos alimentares saudáveis, hoje em dia se pode encontrar iogurtes de todas as variedades.

Essa variedade não se estende somente na sua composição (se derivado do leite ou à base de soja, por exemplo). Mas, se estende também em seu valor calórico. Portanto, o tipo de iogurte consumido é um fator determinante para se concluir que o iogurte engorda ou não.

Valor nutricional do iogurte

Veja e analise abaixo a comparação de dois tipos comuns de iogurte: o desnatado e o iogurte grego versão light:

OBS: Os dois iogurtes abaixo são da mesma marca

Em uma embalagem de 200 gramas de iogurte desnatado (sem açúcar) são encontrados: 88 kcal, 13 gramas de carboidratos, 8,6 gramas de proteínas e 0 gramas de gordura. Nesse iogurte, portanto, as colorias podem ser divididas da seguinte maneira: 0% gordura, 60% carboidratos e 40% proteínas.

Em uma embalagem de 200 gramas de iogurte grego zero são encontrados; 98 kcal, 10,4 gramas de carboidratos, 8,6 gramas de açúcar, 14 gramas de proteínas e 0 gramas de gordura. No iogurte grego zero, a divisão das calorias pode ser feita da seguinte maneira;: 0% de gordura, 43% de carboidratos e 57% de proteínas.

A conclusão que se chega é que primeiro, é impossível afirmar que qualquer um dos dois tipos de iogurte engorda. Sozinhos, eles possuem um baixo valor calórico. Possuem carboidratos para fornecer a energia necessária para um treino. Por exemplo, não possuem gordura e as quantidades de proteínas encontradas são ótimas.

Segundo, cada um dos tipos de iogurte é mais indicado para uma situação determinada. Por exemplo: no caso de um lanche saudável no meio do expediente o mais indicado é o iogurte desnatado.  Para quem vai ou já foi treinar, o mais indicado é o iogurte grego light, por causa da sua quantidade de proteínas, que auxiliam na regeneração muscular.

Obviamente são apenas sugestões. Tanto um como o outro podem ser ingeridos da maneira que como a pessoa preferir, e são muito indicados em uma dieta para perder gordura e aumentar massa muscular.

Muitas Calorias

A não ser que você se alimente apenas de iogurte, ele não é sua única fonte de ganho de peso. Ganhar peso significa que você, insistentemente, consome um número maior de calorias do que queima. Então, cortar essa quantidade de calorias eliminando qualquer tipo de comida de sua dieta para emagrecer vai interromper o ganho de peso. Não existe nenhuma razão para que o iogurte seja o alimento eliminado, a não ser que você definitivamente queira parar de consumi-lo. Em alguns casos, você pode até enfrentar mais dificuldades para perder peso eliminando o iogurte. Já que é um alimento rico em proteínas, ele pode contribuir para uma sensação mais duradoura de saciedade, ao contrário de outros itens ricos em carboidratos e gorduras.

Como você come

Mesmo que comer iogurte não esteja te fazendo engordar, seus hábitos alimentares podem ter a ver com seu ganho de peso. Por exemplo, se você ouviu que o iogurte era um “alimento saudável” e então adicionou uma garrafa a todas as suas refeições, você acumulou diversas calorias que não necessita.

O mesmo é verdade se você busca a garrafa de iogurte toda vez que está nervoso, estressado ou entediado. Para perder ou manter o peso, é melhor incluir conscientemente apenas as variedades desnatadas de iogurte nas refeições ou petiscos quando você sente fome ou precisa de proteína e cálcio. 

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