Miojo engorda ou emagrece?

Todos aqueles que querem uma comida rápida devido à pressa do dia a dia sempre buscam algo “instantâneo”. Bastante popular entre os estudantes e outras pessoas necessitadas de rapidez, o miojo é uma dessas refeições sendo o campeão entre os solteiros ou os que começaram a morar sozinhos há pouco tempo. No entanto, sempre fica uma dúvida: miojo engorda?

Com certeza ele tinha que ter um defeito. Ele é rápido, prático, barato, faz com que a fome seja saciada e é considerado delicioso por muitos. Por essas razões, é o prato principal de muitos brasileiros aparentando ser perfeito. Mas sim, o miojo engorda e não carrega apenas esse fardo. Veremos um pouco mais aqui.

Miojo engorda?

O miojo nada mais é do que um macarrão instantâneo pré-cozido e posteriormente frito, como muitos sabem. Essa fritura tem o objetivo de secar o macarrão e é feita antes de embalá-lo. Nela, mais calorias são adicionadas se levarmos em consideração o macarrão tradicional.

Fazendo a relação, 90 gramas de miojo têm 420 calorias, enquanto a mesma quantidade de macarrão cru tem 315 calorias. Dá-se um grande aumento de gorduras e de calorias na dieta, até porque sendo uma massa, o miojo engorda também por ser rico em carboidratos simples.

Além do alto teor calórico a combinação de gorduras e carboidratos simples (maior parte da constituição do miojo) não auxiliar na sensação de saciedade por muito tempo. Embora mesmo assim você fique saciado, é muito provável que a vontade de comer de novo venha em pouquíssimo tempo.

O tempero do miojo também é um problema. Tendo quase a quantidade diária necessário de sódio para um ser humano, um grande estrago é causado. Isso porque o sódio é um nutriente que em excesso pode causar retenção de líquido, ou seja, no final causa ganho de peso. Vale ressaltar que temperos em geral contém muita gordura e, se adicionados ao miojo, podem causar ainda mais ganho de peso!

E a tal dieta do miojo? O miojo emagrece, afinal?

Algumas dietas sugerem o uso do miojo para substituir refeições e portanto proclamam que o miojo emagrece. Acontece que nessas dietas você inclui apenas parte deste alimento, não o pacote inteiro, e frequentemente recomenda-se não usar o tempero. Dessa forma, o miojo emagrece, mas vale lembrar que a prática não é exatamente saudável.

Para emagrecer você precisa consumir menos calorias do que você gasta. Se o miojo fizer parte de sua dieta e o total de calorias do dia for menor do que você gastou, você pode emagrecer. No entanto, se você está fazendo uma dieta de 1200 calorias, consumir 400 calorias só do miojo não é a atitude mais inteligente. O melhor a fazer é consumir alimentos pouco calóricos que tragam saciedade para você.

Então, tecnicamente é possível aceitar o argumento que miojo emagrece da mesma forma que podemos dizer que pizza emagrece. Isso vai depender da quantidade e da sua dieta. Mas, como vimos, existe uma maior probabilidade deste alimento contribuir para você ganhar peso do que perder peso.

Como usar o miojo sem engordar

Se, no entanto, você quer manter o miojo na sua dieta e não quer engordar, há algumas dicas sobre como inclui-lo sem causar danos, fazendo dele até mesmo um aliado para a sua dieta. Siga as dicas:

  • Não coma o pacote todo de uma vez, coma apenas metade;
  • Não utilize o tempero que acompanha o miojo;
  • Procure na embalagem a especificação de que o miojo foi secado por ar. Isto significa que o miojo não foi frito por imersão, ou seja, não contém tantas gorduras. No entanto, é necessário que esta fritura por ar esteja especificada no rótulo;
  • Dê preferência a marcas e sabores com menor teor de sódio e caloria;
  • Há também miojos light e também com adição de fibra, estes também podem ser uma boa opção.

 

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